Consentimento de cookie

A maioria de nós sofre com alguma forma de dano capilar em algum momento da vida, seja por causa de coloração, falta de hidratação, modelagem com calor, tratamentos químicos, ou simplesmente pelo desgaste diário no dia a dia.

O dano que ocorre no interior do fio deixa a parte externa com aparência opaca, seca ou, às vezes, semelhante à palha, e esse provavelmente não é o visual que você deseja. Talvez você até se sinta mal por ter involuntariamente causado o dano, mas não sabe por onde começar para colocar seu cabelo de volta no rumo saudável.

Então, o que você pode fazer a respeito? Vamos começar pelo início. Você precisa avaliar o tipo de dano do cabelo e tomar a iniciativa, adotando uma boa rotina de cuidados para seu cabelo danificado.

Sem mais delongas, veja como saber se seu cabelo está danificado, qual o tipo de dano e quais são os tratamentos reparadores necessários para devolver seu cabelo a um estado saudável.

Meu cabelo está danificado? 3 sinais a serem observados

Pode te interessar: Como recuperar cabelo danificado

Pontas duplas

Sabe aqueles pontos brancos na extremidade do seu fio, ou aqueles fios que se dividiram em dois nas pontas? Essas incômodas pontas divididas que você está cansada de ver são causadas por coisas como o desgaste do dia a dia, modelagem com calor, fatores ambientais – tudo isso vai desgastando gradualmente a cutícula do cabelo. As camadas externas enfraquecem ao longo do tempo e se rompem a partir do núcleo, levando à divisão e descamação que você já conhece.

Uma dica: vitaminas para cabelo e óleo reparador. Dois aliados na hora de combater às pontas duplas e ressecadas!

Pode te interessar: Saiba como evitar e acabar com as pontas duplas no cabelo

Cabelo áspero, com toque grosseiro

Sabe aquela textura áspera que você detesta? Ela é um grande sinal de alerta de dano. Grande parte do dano causado nos cabelos vem de mudanças em sua estrutura provocadas durante a finalização, seja por alisamento químico, permanente ou descoloração dos fios. Todos os processos acima deixam o cabelo muito mais fraco e seco.

Isso vale para uso de calor para alisar e modelar cachos no seu cabelo. Se você pinga uma gota d’água em sua prancha alisadora, a gota irá ferver e evaporar quase instantaneamente – ele vale para seu cabelo! Toda essa fritura resulta na perda da hidratação essencial ao seu cabelo.

Um problema corriqueiro de quem anda sofrendo com cabelo áspero é a falta de queratina nos fios. Um bom cronograma capilar te poderá ajudar a solucionar este caso.

Quebra

O cabelo enfraquecido ao longo do tempo – seja por causa de calor, produtos químicos ou falta de corte – tem muito mais tendência à quebra. Quanto mais seu cabelo estiver danificado, mais as escamas do fio estarão levantadas e, logo, mais delas serão perdidas, resultando em quebra; nos casos mais extremos, os fios podem até mesmo se partir totalmente. Não é o ideal.

Opacidade

Quando seu cabelo está danificado, às vezes o resultado é uma aparência opaca e sem vida, além do aparecimento de frizz. Isso ocorre principalmente devido à rotina prejudicial ou a fatores externos de estresse, que levantam as cutículas. Isso impede que a luz natural reflita no seu cabelo e produza aquele brilho nos fios.

Hidratação é a chave!

Nunca é demais lembrar: nunca pule a etapa de condicionamento ao lavar o cabelo. Até os tipos mais finos de cabelo precisam de hidratação, não apenas os cabelos ressecados ou grossos. A hidratação preenche todas as lacunas na estrutura do cabelo, permitindo assim uma superfície mais lisa e maior brilho.

Uma regra geral a lembrar é que cabelos mais finos precisam de um condicionador leve, enquanto cabelos ásperos ou ressecados precisam de hidratação mais intensa em condicionadores e máscaras comuns.

Como melhorar a aparência do cabelo danificado

Agora que você sabe como identificar um cabelo danificado, será capaz de combater os primeiros sinais de danos. O reparo dos cabelos é essencial se você deseja reduzir os sinais visíveis de dano. Visitas regulares ao cabeleireiro para aparar as pontas ajudam a manter as pontas duplas longe, assim como um tratamento profundo. Por que não testar a evolução das nossas máscaras ou tratamentos para cabelos que serão peças chave no processo de reparação capilar que você tanto deseja? As novas máscaras de hidratação da nova linha Pro-V Miracle Pantene trazem os óleos naturais mais poderosos!

Como ter cabelos brilhantes

Pense em superfícies brilhantes; uma coisa que elas têm em comum é que são completamente uniformes e, portanto, a luz reflete nelas facilmente. Isso se aplica ao seu cabelo: o cabelo que não tem brilho provavelmente não possui uma cutícula lisa, seja por danos à superfície ou por falta de hidratação.

Curiosidade: se o seu cabelo é escuro, você está em vantagem, pois cabelos escuros refletem a luz mais facilmente do que os tons claros. Isso se deve ao contraste entre a tonalidade escura e a luz brilhante. Combinado com uma rotina poderosa, seu cabelo escuro terá uma aparência saudável e brilhante como nunca.

Com tudo isso em mente, continue buscando as dicas, truques e produtos para cabelos brilhantes que você precisa para recuperar seu brilho.

Pronto! Agora, você possui o conhecimento necessário para identificar os sinais de dano em seu próprio cabelo. Memorize essas dicas e sugestões importantíssimas para manter distância desses sinais visíveis. Adeus, cabelos com sinais de dano!

Esse artigo foi útil?