Consentimento de cookie

Cabelos saudáveis e fortes são cabelos essencialmente menos propensos a quebrar – pense em cabelos macios, brilhantes e maleáveis, sem aspereza ou ressecamento.

Na sua busca por saber como deixar os cabelos fortes, é importante saber o que danifica os cabelos, o que você deve evitar e o que pode fazer para fortalecer o cabelo futuramente.

Portanto, se você está procurando desesperadamente manter os cabelos volumosos e fortes, continue lendo para seguir etapas simples para ter cabelos saudáveis e fortes.

O que causa a quebra de cabelo?

Como é um cabelo danificado exatamente? Se ele tiver uma textura áspera e crespa, estiver ressecado, embaraçado e com muitas pontas duplas, provavelmente o seu cabelo está danificado. A quebra do cabelo, a forma mais extrema de danificação, pode ser causada por vários fatores, incluindo as várias opções de penteados que temos hoje em dia.

Descolorir e colorir o cabelo, por exemplo, altera a estrutura do cabelo, deixando-o mais vulnerável a danos, com uma aparência e sensação significantemente seca. O alisamento químico e a permeação também funcionam alterando a estrutura do cabelo para que ele possa ser remodelado, deixando-o mais fraco.

Calor excessivo – incluindo todos os secadores de cabelo, modeladores de cabelo, alisadores e bobes que tanto gostamos – também enfraquece o cabelo. A água dentro do seu cabelo literalmente “cozinha” sob calor, e essa pressão pode até fazer com que seu cabelo se abra para permitir que o vapor escape. Você adivinhou: isso faz com que os seus cabelos fiquem super secos, portanto, você sempre deve usar proteção contra o calor antes de fazer um novo penteado.

Então, como você pode transformar seu cabelo para que fique o mais forte possível diante de agentes estressores? Continue lendo este ABC dos cabelos fortes.

Como fazer com que o seu cabelo fique forte

Atualize a sua rotina de lavagem para ter cabelos fortes.

O condicionador reduz o atrito no seu cabelo, lubrificando a cutícula, o que ajuda a proteger o núcleo do seu cabelo contra danos irreversíveis. Por fim, os cabelos em boas condições são macios e fáceis de manusear, portanto, um bom condicionador é essencial sempre que você for lavá-los para que fiquem fortes.

Invista em tratamentos restauradores

Os tratamentos profundos são uma ótima solução para reparar danos visíveis na superfície, pois proporcionam uma concentração muito maior de ingredientes no cabelo, para uma correção profunda que leva alguns minutos.

Uma boa escolha são os produtos da linha Pro-V Miracle de Pantene. A evolução das nossas máscaras ou tratamentos para cabelos que serão peças chave no processo de reparação capilar. Nossas fórmulas têm:

  • Óleo de argan
  • Óleo de amêndoas
  • Óleo de coco
  • Óleo de bambu
  • Óleo de rícino
  • Óleo de jojoba
  • Óleo de macadâmia

Todos esses óleos não são somente multivitamínicos. Eles cumprem funções específicas e indispensáveis para se ter um cabelo com aspecto saudável.

Artigo relacionado: Cabelos danificados: Causas e soluções

Cabelo molhado? Fique longe da escova!

Seu cabelo incha quando molhado, ficando mais fraco e mais propenso a quebrar sob a tensão de uma escova. As escovas têm muitos dentes com maior probabilidade de puxar, esticar e estirar o cabelo a ponto de quebrar.

Da mesma forma, você não deve secar o cabelo com uma toalha quando estiver úmido – parece a escolha “mais saudável” para o seu cabelo, mas a força usada pode fazer com que o cabelo também se quebre facilmente. Enrole o cabelo em uma toalha (de preferência de microfibra) ou camiseta de algodão para tirar a água do cabelo antes de secar.

Trata-se de fazer pequenas mudanças que terão um enorme impacto na saúde do seu cabelo. Arme-se com essas regras de cuidados com os cabelos e temos certeza de que seu cabelo ficará visivelmente mais forte em pouco tempo.

Evite pintar demais o cabelo

Os produtos químicos na tintura de cabelo alteram a estrutura do seu cabelo para que a nova cor possa se sustentar, deixando seu cabelo enfraquecido e danificado com o tempo. Ao atualizar sua cor, tente cobrir apenas as raízes recém-crescidas que nunca foram coloridas antes. Dessa forma, você minimizará o acúmulo de danos ao restante do cabelo.

Artigo relacionado: Saiba como evitar e acabar com as pontas duplas no cabelo

Apare as pontas regularmente e se livre de pontas duplas

Sabemos que marcar um corte de cabelo é a última coisa que você deseja fazer quando estiver deixando o cabelo crescer. Mas ninguém notará um corte sutil e isso removerá as partes mais secas do cabelo, as pontas, que acumularam mais danos à medida que cresceram com o tempo.

Os cabelos aparados frequentemente são muito mais saudáveis; portanto, vá ao seu cabeleireiro para uma breve aparagem a cada 6 a 8 semanas. Você agradecerá a si mesma quando o fizer, pois seu cabelo ficará muito mais forte e mais longo. E esse é o objetivo final, certo?

Ao fazer alguns ajustes na sua rotina de cuidados com os cabelos hoje, você estará um passo mais perto de ter os cabelos mais fortes e saudáveis que sempre desejou. Agora é com você!

Esse artigo foi útil?