Consentimento de cookie

Atualmente temos uma gama de produtos para cuidar dos nossos cabelos – sejam manipulados, fabricados ou até mesmo naturais. E, entre tantos produtos e ingredientes, um grande aliado de quem ama cuidar das madeixas é o óleo de coco, devido aos seus inúmeros benefícios.

Benefícios do óleo de coco no cabelo

Quais são os benefícios desta riqueza de óleo? O poder do coco é alto e ele é capaz de:

  • Diminuir o frizz
  • Hidratar profundamente os fios
  • Ajudar a fechar as pontas ressecadas e duplas
  • Dar brilho e vitalidade aos fios
  • Combater a caspa
  • Balancear o pH do couro cabeludo

Isso se deve ao alto teor de vitamina A, D, e E, além dos ácidos graxos, que atuam de diferentes formas no fio e estrutura capilar e, principalmente, como barreiras contra danos externos.

Como usar óleo de coco no cabelo?

Pensando no bem-estar e autocuidado tão importante para nossas leitoras, hoje trazemos quatro receitas de hidratação caseira com óleo de coco fáceis e práticas para que você use seu óleo de coco sem dó nem medo e faça seu cabelo brilhar mais e mais.

Com essas receitinhas você saberá como usar o óleo de coco no cabelo de forma fácil e prática, para deixá-los super hidratados e com muito brilho!

Pode te interessar: Dicas para ter um cabelo forte, bonito e saudável.

Hidratação caseira com óleo de coco

Esta é a forma mais clássica e a mais usada por pessoas que buscam umectar e hidratar seus fios com óleo de coco, justamente por ser a forma mais simples, fácil e bastante efetiva.

Você só deve passar de mecha em mecha (mais ou menos larga) um pouco do óleo até sentir que todas as mechas estejam medianamente empapadas com o óleo. Depois disto é só esperar uma hora e depois lavar seus cabelos normalmente.

Algumas pessoas fazem esta umectação pela noite e aplicam o óleo antes de dormir. Porém, neste caso, você só deve tomar cuidado e dormir com algum tipo de touca para não sujar seu travesseiro com o óleo de coco.

Óleo de coco + polpa e água de coco

Esta forma você precisará do óleo de coco, de um coco verde natural em bom estado e um liquidificador. Você pode cortar em cubos a parte branca do coco (mais conhecida como a polpa do coco) e colocar no liquidificador; em seguida adicione a água do coco e bata os dois no liquidificador até se transformar em uma mistura uniforme.

Depois disso é só aplicar a misturinha da polpa e água de coco no cabelo e finalizar passando o óleo de coco por cima. Espere uma hora com este produto na cabeça e lave suas madeixas normalmente. Não é aconselhável deixar esta misturinha no cabelo durante a noite, já que este processo pode ter um efeito contrário (caso passe muitas horas no seu couro cabeludo) e ressecar seus fios.

Óleo de coco e mel

A junção desses dois ingredientes é um acelerador no quesito hidratar e dar brilho ao cabelo. O que você vai precisar é de uma colher de sopa de mel, um pouco de óleo de coco e um recipiente pequeno para misturá-los até que eles fiquem com uma consistência homogênea.

Depois de misturar os dois ingredientes, aplique a mistura nos cabelos úmidos (e limpos) e massageie seu couro cabeludo no final da aplicação. Deixe este produto natural agir no cabelo por mais ou menos 40 minutos e depois lave os cabelos.

Máscara de hidratação + óleo de coco

Neste caso você pode usar o mais básico, ou seja: uma máscara hidratante para cabelos com óleo de coco e pronto, jogo fácil. É só misturar a quantidade que você geralmente usa de uma máscara de hidratação com uma colher de chá do óleo e misturar.

Para esta misturinha é recomendável que você use uma máscara de hidratação que já contenha óleo de coco como a Pantene Prov-V Miracles, que hidrata, dá brilho e movimento às suas madeixas. Além disso, este produto tem em sua composição óleo de coco, mel e glicerina (e é sem silicone), para uma hidratação balanceada dos seus fios mistos e/ou oleosos. Além de máscara de hidratação, este produto pode ser usado como condicionador ou pre-wash (um tratamento pre-shampoo).

Existem também outras formas de usar óleo de coco como fator de hidratação e nutrição nos seus cabelos, porém as mais usadas são as que mencionamos anteriormente. Caso nenhuma dessas alternativas te ajude a melhorar o aspecto do seu cabelo é necessário que você busque assessoria de um profissional da área para que ele ou ela possa te ajudar a montar um esquema de cauterização, nutrição ou reparação das suas madeixas.

Agora que você já sabe o quão importante e interessante é o óleo de coco para a beleza e aspecto do seu cabelo, não esqueça de buscar um bom óleo de coco – de preferência puro, para tratar seus fios e sair por aí chamando a atenção por onde passe! Cuidar dos seus cabelos é cuidar de você, e você merece muito!

Esse artigo foi útil?