Consentimento de cookie

Você já deve ter se perguntado porque existem tantas classificações de cabelo, ou simplesmente tantos cabelos diferentes. Isso acontece porque há uma grande variedade de tipo ou estrutura do cabelo. Entender como é a estrutura do fio de cabelo é importante para saber quais são as necessidades e quais produtos e cuidados seu cabelo pede para se manter lindo e saudável. Cada tipo de fio pede ingredientes específicos, absorvendo e reagindo de maneiras variadas às fórmulas aplicadas. Confira como é a estrutura do cabelo e quais são os tipos de cabelo que existem.

A Estrutura Do Cabelo

Antes de tudo, é importante entender que existe uma estrutura do cabelo. Ela pode ser radicalmente alterada por tintura e processos químicos e depende de três fatores: propriedades da superfície do fio, grau de curvatura do fio e diâmetro da fibra capilar.

Entender qual é a estrutura do fio de cabelo é importante para saber quais são as suas necessidades

Propriedades da superfície Quando especialistas falam em propriedades da superfície do fio, eles se referem ao fato de haver ou não química no cabelo.

A tintura e tratamentos químicos como progressiva, queratina, relaxamento e permanente eliminam o escudo hidratante natural do fio, chamado de camada F. A camada F é composta por uma pequena camada de ácidos graxos protetores, e, ao ser eliminada, a estrutura do cabelo é afetada. A camada F impermeabiliza o fio e, sem ela, cabelos tingidos ou quimicamente tratados absorvem muita água. O cabelo virgem (sem química ou tintura), quando úmido, aumenta seu peso no máximo em 12% a 18%. Já o cabelo tingido úmido aumenta seu peso em até 200%.

A camada F é responsável por manter a cutícula suave e leve, dando brilho ao cabelo. A alteração na anatomia do cabelo, consequente da perda da camada F, faz com que a química ao longo do tempo dê uma aparência opaca e apagada aos fios. Para evitar isso, mantenha uma rotina de cuidado com tratamento de alta qualidade.

Cada tipo de fio pede ingredientes específicos

Curvatura do cabelo Nos estudos do cabelo e seus tratamentos, a curvatura do cabelo é um termo técnico para designar o grau de cacho da fibra capilar. Quanto mais o grau de cacheado aumenta, menos decisivas são as demais propriedades da fibra capilar para o visual do cabelo e para a definição do seu comportamento conforme a diferença de clima e rotina. Cada fibra capilar cacheada tem um padrão de crescimento natural e único e ela pode girar em muitas direções diferentes. O cabelo cacheado varia: os cachos podem ser naturalmente bem definidos ou podem apresentar fibras com um padrão de cacho próprio e diferente, formando cachos menos padronizados.

Diâmetro do fio Quando pensamos em todos os tipos de cabelo, há variação no diâmetro do fio. Medir o diâmetro significa saber se a fibra capilar é grossa ou fina e independe da quantidade de fios no cabelo. O diâmetro do cabelo humano varia entre 15 micrones (muito fino) e 170 micrones (extremamente grosso). Na raiz do cabelo, ele varia entre 60 e 110 micrones. O diâmetro do fio influencia enormemente a maneira de pentear e os looks. O fio mais grosso tem maior probabilidade de ter frizz e a textura do cabelo tende a ficar áspera. Nesse caso, é indicado aplicar produtos altamente hidratantes. Já o cabelo muito fino, bem liso e flexível, tem tendência a voltar ao estado liso natural e, por isso, é difícil mantê-lo penteado por muito tempo.

Esse artigo foi útil?

Mais sobre este assunto