Consentimento de cookie

Ocasionalmente, todos nós ficamos com os cabelos oleosos; é um processo natural. Mas não deixa de ser frustrante sentir os cabelos oleosos um dia após a lavagem (ou até mesmo depois de um tratamento capilar rápido) e perceber que você precisa lavar os cabelos todos os dias, para contornar o problema.

Quando você percebe que está exasperadamente perguntando: “Por que meu cabelo está tão oleoso, se eu acabei de lavá-lo?” Se seus cabelos não são normalmente oleosos, vale a pena investigar melhor por que eles ficam repentinamente assim.

Não entre em pânico: provavelmente, é simples explicar por que seus cabelos de repente passam para o lado oleoso da força, e sempre existe uma solução. Continue lendo para saber mais sobre o processo de oleosidade e qual pode ser a causa do súbito aumento da oleosidade do seu cabelo.

O que causa a oleosidade dos cabelos?

A oleosidade dos fios é causada pelo excesso ou acúmulo de sebo, que é o óleo natural que nosso couro cabeludo produz para manter a saúde dos fios. Esses óleos naturais ajudam a manter as camadas externas do fio e proteger as delicadas proteínas do seu interior.

Alguns dias após a lavagem, esses óleos se acumulam e deixam a superfície do fio com aparência opaca, mais escura e “grudada”. É claro que todos nós produzimos sebo, mas alterações hormonais como puberdade ou gravidez podem aumentar ou diminuir essa produção.

Além da aparência física do cabelo oleoso, uma sobrecarga de sebo nos seus fios pode, de fato, causar danos no longo prazo. O sebo é uma substância instável que se degrada e oxida quando exposta a raios UV, o que pode causar danos tanto nos fios quanto no couro cabeludo.

Além disso, o tipo ou a condição do seu cabelo tem um papel importante na rapidez com que seus fios ficam oleosos. Cabelos finos, por exemplo, têm muito mais chances de ficar oleosos rapidamente, pois têm menor capacidade de absorção de sebo e hidratação do que os tipos mais grossos.

Por que meu cabelo fica oleoso de repente?

Se você percebe uma súbita mudança na rapidez com que seu cabelo fica oleoso, há vários possíveis culpados. Vamos analisá-los mais detalhadamente a seguir.

Mudanças na alimentação

Se você passou por mudanças alimentares ou de estilo de vida nos últimos meses, esse pode ser o motivo pelo qual seus cabelos ficam oleosos tão rapidamente. A melhor forma de corrigir o problema é falar com seu médico, antes de ajustar sua rotina de cuidados visando compensar o aumento da oleosidade. Lembre-se sempre que a melhor vitamina para seus cabelos é uma boa alimentação.

Uso de produtos muito pesados

Você mudou recentemente sua rotina de cuidados dos cabelos? Todos queremos cabelos bem hidratados, pois a hidratação é fundamental para que os cabelos tenham aparência saudável. É importante observar que nem todos os tipos de cabelos requerem dos produtos a mesma quantidade de hidratação – cabelos grossos ou cacheados podem absorver muito mais umidade do que os tipos finos. Como resultado, se você tiver cabelos finos e estiver usando produtos hidratantes pesados, é possível que seus fios estejam ficando oleosos mais rapidamente devido ao excesso de hidratação. Para cabelos finos, obter o nível de hidratação ideal e que não sobrecarregue os cabelos é uma arte complexa.

Produtos de modelar são formulações sem enxague que permanecem nos fios até a próxima lavagem, o que significa que você não se livra de possíveis resíduos após a aplicação. Com o passar do tempo (às vezes, poucas horas depois), esses resíduos se acumulam no couro cabeludo, gerando aquela aparência oleosa que você tenta tanto evitar. A solução fácil é atenção ao aplicar produtos de modelar ou leave-in na raiz dos fios – às vezes, menos é mais!

Outros possíveis culpados podem ser o shampoo e o condicionador que você está usando; talvez eles sejam muito pesados para seu cabelo, o que significa que ele não consegue absorver toda a hidratação que recebe. Produtos assim com óleos essenciais, como óleo de argan, de coco, amêndoa são uma ótima pedida.

Mudanças nos seus hormônios: puberdade, gravidez e menopausa

A produção de sebo é controlada pelos nossos hormônios, por isso, um surto na produção de óleo no couro cabeludo pode ser causado por mudanças hormonais. Se você recentemente passou por importantes mudanças de vida que costumam afetar seus níveis hormonais, isso pode ter um efeito em cadeia na quantidade de sebo que seu couro cabeludo está produzindo.

Sabemos que mudanças hormonais em diferentes fases da vida, como puberdade, gravidez e menopausa, têm impacto nos níveis de sebo. Por isso, a maioria das pessoas percebe essa mudança em algum momento da vida. A puberdade é a fase em que esse aumento é mais provável, e os níveis caem a partir dos 20 anos. Não entre em pânico, pois é possível controlar a mudança nos níveis de oleosidade adotando precauções em sua rotina de cuidados dos cabelos.

Os níveis de sebo também podem ser afetados por algumas doenças, por isso, se você perceber uma alteração muito incomum ou um surto nos níveis de oleosidade, não deixe de falar com seu médico para chegar à raiz do problema.

A Mãe Natureza e as mudanças no meio ambiente

É possível que a mudança nas estações (ou no clima, caso você tenha viajado recentemente) tenha feito seu couro cabeludo acelerar a marcha e pensar que precisa produzir óleo em excesso. As glândulas sebáceas se adaptarão para ajudar a proteger o couro cabeludo, frequentemente aumentando os níveis produzidos de óleo; no entanto, muitas vezes, seu cabelo não é capaz de absorver todo o óleo extra produzido, ficando com uma aparência oleosa.

Tocar o cabelo regularmente

Seja um hábito nervoso, algo que você não faz conscientemente ou que é divertido fazer quando você acaba de modelar o cabelo, tocar os fios pode deixá-los oleosos.

Parece uma coisa simples, mas tocar seu cabelo ou passá-lo de um lado para o outro aumenta a distribuição do sebo pelos fios, resultando em uma aparência mais oleosa. Você tem tocado ou mexido muito no cabelo ultimamente? Este pode ser parte do motivo de cabelos repentinamente oleosos. A mesma lógica se aplica caso você tenha recentemente começado a usar chapéus; seu cabelo oleoso pode ser uma resposta a essa mudança.

A solução? Quando sentir vontade de mexer no cabelo, amarre-o para evitar que você fique brincando com ele.

Pode te interessar: Como deixar o cabelo bonito e com brilho

Como evitar que o cabelo fique oleoso muito rapidamente

Passe a usar um shampoo purificante

Agora que você sabe a importância de usar um shampoo que não sobrecarregue seu cabelo com hidratação desnecessária, é hora de escolher mais atentamente aquele que irá limpar seu cabelo e trazer uma sensação de frescor prolongado, sem deixá-lo ressecado e excessivamente limpo.

Um shampoo purificante não só irá retirar totalmente qualquer acúmulo de sujeira e sebo do seu cabelo, mas também limpará o excesso de resíduos de produtos, deixando seus fios profundamente limpos.

Pode te interessar: Posso usar o mesmo shampoo por muito tempo?

Passe a usar um condicionador mais leve

Se seus cabelos ficam oleosos facilmente, você pode pensar “por que eu usaria um produto altamente hidratante, como um condicionador?” O fato é que todos os tipos de cabelo precisam de hidratação para terem saúde, brilho e movimento. Por isso, a questão é simplesmente encontrar uma fórmula que seja equilibrada para seu tipo de cabelo.

Os condicionadores espumantes oferecem todos os benefícios de hidratação de um condicionador tradicional em uma fórmula tão leve quanto o ar que não deixa resíduos, assim, você não precisa se preocupar em sobrecarregar seu cabelo, que já tende a ficar oleoso. Essas fórmulas doam uma profunda hidratação aos seus cabelos sem deixar resíduos, para fios mais leves e cheios de vida.

Dica importante: ao enxaguar o cabelo, reduza a temperatura da água. A água quente estimula as glândulas sebáceas, e a água morna ajuda a selar as cutículas e evita que seu cabelo acelere a marcha na produção de óleo.

Uma boa pedida é nossa nova linha Pro-V Miracle, repleta de produtos para todos os tipos de cabelo e com função principal de levar a você e seus cabelos um tratamento que vocês merecem! Com óleos essenciais e com possibilidade de ser usada como condicionador, máscara de cabelo ou leave-in, esta nova coleção traz felicidade em forma de creme para vocês.

Cuidado com os produtos de modelar

É importante lembrar que produtos de modelar frequentemente são muito pesados e podem trazer peso acúmulo desnecessários ao seu cabelo, o que contribuirá para aquela aparência oleosa e sem vida. Conte com produtos de modelar leves que não tragam muito peso ao seu cabelo, evitando cremes condicionantes e cremes de pentear mais pesados do tipo leave-in.

Além disso, evite escovar demais seu cabelo – no máximo 2 ou 3 vezes por dia – e use uma escova de cerdas naturais, que são mais delicadas com o couro cabeludo.

Mantenha seus aparelhos de modelar e escovas o mais limpos possível, para evitar a transferência de oleosidade, e também troque regularmente seu travesseiro, para que seus cabelos estejam em um ambiente limpo enquanto você dorme.

Consulte seu médico

Se você suspeita que a oleosidade repentina dos seus cabelos está ligada a um problema hormonal, alimentar ou a outra condição médica, é sempre recomendável marcar uma consulta com seu médico para obter recomendações específicas.

Está vendo? Cabelos repentinamente oleosos não precisam ser o fim do mundo nem para você, nem para seus fios. Uma observação mais atenta e um ou outro ajuste na rotina de cuidados permitirão que você reassuma o controle dos seus cabelos antes mesmo do que pensa.

Esse artigo foi útil?