Consentimento de cookie

Como e por que as pontas duplas aparecem? As pontas duplas são tão comuns que, para a maioria das pessoas, essa é a pergunta que não quer calar. Vale a pena um tratamento para pontas duplas caseiro?

As pontas duplas podem fazer até mesmo o penteado mais chique parecer esfarrapado, indisciplinado e descuidado; não há nada pior do que olhar seu cabelo mais de perto e ver que ele está desfiando. Então, por que cargas d’água elas acontecem?

Elas são o sinal de dano visível mais comum e algo que acontece a quase todo mundo, por isso, vamos ver por que seu fio desfia e o que você pode fazer a respeito. Porque a boa notícia é que existe uma solução (na verdade, várias!)

O que causa as Pontas Duplas?

As pontas duplas são resultado de um cabelo quebradiço, fraco e sem hidratação, o que o deixa mais propenso à quebra, seja com pontas duplas ou rompendo-se totalmente. Infelizmente, várias opções modernas de utensílios de modelar podem acelerar o processo de dano.

Coloração dos cabelos

A coloração altera a estrutura do cabelo para mudar sua aparência. Infelizmente, isso enfraquece o cabelo, deixando-o mais propenso ao dano e às nossas inimigas, as pontas duplas. Na verdade, não são os tratamentos de coloração que causam as pontas duplas, o dano é um efeito colateral da falta dos devidos cuidados após a coloração. Após um tratamento de salão, o cabelo fica mais seco e mais frágil. É neste momento que você mais precisa cuidar do cabelo, com banhos de hidratação e tratamentos protetores para evitar que as pontas duplas assumam o controle, além de uma ação matizadora que não agrida seu cabelo.

Tratamentos químicos

Assim como a coloração, alisamento químico e permanente rompem drasticamente a estrutura do fio, deixando você com aquele visual renovado – mas também enfraquecido e mais propenso a danos, como as pontas duplas. Quando o cabelo está excessivamente seco, as pontas podem desfiar, e esse desfiamento pode avançar por todo o fio.

Utensílios que geram calor

Utensílios que modelam usando calor também enfraquecem significativamente seu cabelo, especialmente se você não usar proteção antitérmica sempre que usar esses aparelhos. Altas temperaturas colocam seu cabelo sob muito estresse e removem a hidratação dele, deixando-o mais seco e mais fraco ao longo do tempo.

Quando se trata do que causa as pontas duplas, você pode perceber que este é um tema constante aqui… a falta de hidratação.

Saiba como evitar que as Pontas Duplas assumam o controle

Quando você se livrar das pontas duplas, o próximo passo é evitar que elas voltem – como dizem, é importante contar com a prevenção, em vez de depender da cura. Veja três coisas que você pode fazer para manter distância das pontas duplas.

Corte o cabelo regularmente

Você já ouviu isso antes, mas é verdade que o corte regular é um dos segredos do cabelo mais saudável. Ao aparar o cabelo regularmente, você está removendo a parte mais danificada do seu cabelo, reduzindo ao máximo as pontas duplas. Os especialistas dizem que a frequência ideal de corte é a cada seis a oito semanas, por isso, agende um corte a cada dois meses.

Use protetor térmico sempre que utilizar utensílios modeladores que aplicam calor

O protetor térmico defende seu cabelo contra parte do possível dano causado por pranchas alisadoras e modeladores de cachos. O calor remove a hidratação do cabelo e pode deixá-lo extremamente seco e mais propenso à quebra, por isso, é importante usar um protetor térmico sempre que você aplicar calor aos cabelos.

Aproveita ao máximo os tratamentos reparadores

O uso de tratamentos capilares intensivos uma ou duas vezes por semana ajuda a restaurar seu cabelo de volta para um estado muito mais saudável. Os ingredientes concentrados dão aos fios uma alta dose de nutrição para ajudar a reparar os danos e deixar seu cabelo mais macio e mais feliz.

As máscaras capilares são versões mais consistentes e nutritivas dos condicionadores comuns e ajudam a combater alguns dos danos causados pelo seu ritual de finalização. Se você deseja reparos profundos, experimente a evolução da linha de Tratamentos Intensivos Pro-V Miracle de Pantene para reabastecer cada fio e ter um cabelo finalizado com mais maciez e força.

Na linha de máscaras Pro-V Miracle, você encontrará reunidos óleo de amêndoa, óleo de jojoba, óleo de macadâmia, proteínas e muito mais em uma só fórmula em máscara, que contribui para que seu cabelo maltratado recupere sua saúde, enquanto o repara e mantém sob controle. Acesse aqui para conhecer a máscara de reparação da Pantene com óleo de rícino e óleo de argan.

Há também tratamentos para pontas duplas caseiro, porém fazendo algumas pequenas mudanças na sua rotina, você realmente reduzirá à quantidade de pontas duplas que aparecem em seus fios. Chegou a hora de dar adeus às pontas duplas e desfiadas.

Esse artigo foi útil?