Consentimento de cookie

Existem muitos mitos sobre cuidados capilares e um deles é que consumimos proteína apenas para nosso corpo e isso não afeta nossas unhas e cabelos. Porém, não é somente nosso corpo que precisa de proteína.

Nós também precisamos de proteínas para cabelo que, já que são elas que mantêm os fios capilares fortes e protegidos de agressões externas. estresse, ansiedade, má alimentação… tudo isso pode ocasionar o enfraquecimento, quebra e/ou queda de cabelo. Por isso é importante cuidar tanto do nosso interior quanto nosso exterior. E quando seus cabelos se encontram porosos, ressecados ou desidratados isso significa que é hora de repor os nutrientes e as proteínas para dar vida às suas madeixas.

Afinal . . . O que é proteína?

Proteínas são polímeros de condensação formados numa sequência de 15 a 20 aminoácidos e nossos fios capilares são constituídos basicamente de 60 a 95% de proteínas, como queratina, elastina e colágeno, que dão estrutura aos fios capilares.

Uma das proteínas mais usadas para tratamentos capilares é a queratina é uma das proteínas mais importantes e necessárias para a saúde dos nossos cabelos e, com certeza, uma das mais conhecidas e utilizadas na composição de muitos produtos para os cabelos.

Para que serve a queratina no cabelo?

Este tipo de proteína serve para construir os cabelos. É a queratina que está presenta na estrutura interna dos fios e é ela que “desaparece” quando nossos fios se veem sem brilho e vida. A reaplicação de queratina em um cabelo danificado o dará brilho e vida, além de um aspecto saudável aos fios, já que esta aplicação afetará positivamente na reconstrução das madeixas.

Talvez te interesse: A estrutura do fio de cabelo humano

Por que e quando aplicar a queratina no cabelo?

Como comentamos anteriormente, o fio capilar tem em sua estrutura proteína e quando ela se esvai, seu cabelo perde a beleza, saúde e brilho que possui. Então, a aplicação de queratina, que nada mais é do que uma proteína que possuímos em nosso cabelo, ajuda a fazer com que seu cabelo volte a ter o brilho, beleza e aspecto saudável que tinha antes de sobre com as agressões externas do cotidiano.

É importante dizer que essas agressões externas não se resumem à chapinha e secador. Os raios solares, a poluição da cidade e o mar são fatores “inocentes” que muitas vezes passam desapercebidos, mas são grandes fontes de agressão externa à nossa pele e cabelo.

Bom, e como saber se seu cabelo está precisando de uma mãozinha de proteína? Confira a seguir algumas dicas.

Sinais de que seu cabelo necessita uma mãozinha extra de queratina

Meu cabelo está elástico!

Toda vez que você lava o cabelo você sente que ele está todo grudado e penteá-lo será uma missão impossível? Este “grude” dos seus fios ao toque da água é um grande sinal de que ele está precisando de uma reposição de proteína. A elasticidade causada pela falta de proteína pode ocasionar uma perda excessiva de fios devido ao quebre deles.

Ao aplicar queratina nos seus fios elástico, você estará repondo proteína e também parte da estrutura do seu cabelo. Desta forma você devolverá o brilho, maciez e aspecto saudável que você tinha (ou alcançar essa beleza de cabelo de seda que você andava buscando ter). Com a aplicação de queratina você dará adeus aos fios elásticos.

Talvez te interesse: Faz mal pentear o cabelo molhado?

Estou sofrendo com meu cabelo com pontas duplas!

Outro grande incomodo que existe no universo capilar é o problema de pontas duplas. As pontas duplas, que facilitam a quebra do fio que ocasiona a queda, aparecem devido ao uso excessivo de ferramentas de calor, falta de hidratação, químicos e agentes externos. O fio se fragmenta e acaba se partindo em dois.

Com aplicação de queratina você consegue fechar as cutículas capilares e, desta forma, devolver brilho e beleza aos cabelos.

Cabelo ressecado precisa de queratina?

Um cabelo ressecado é um cabelo com alta porosidade, que gera frizz, dificuldade em cuidar dos fios e até mesmo modificar a cor dos seus cabelos (deixando cabelos ruivos meio alaranjados e espigados, por exemplo). A aplicação de queratina em um cabelo ressecado é de vital importância para que ele se recupere e volte a ter um aspecto saudável e cheio de brilho.

Produtos com proteína como a queratina em sua composição são um excelente aliado para quem sofre com esses tipos de problemas, desde o shampoo até a máscara de hidratação. Uma hidratação caseira por exemplo pode te ajudar a recuperar os fios de forma maravilhosa!

Talvez te interesse: Quais produtos usar para recuperar cabelos danificados por química

Agora que você já sabe um pouco mais sobre queratina e sua importância para a beleza e saúde dos cabelos, não esqueça de sempre buscar um profissional para te ajudar a buscar os tratamentos mais indicados para o seu caso e mostre ao mundo a beleza e brilho únicos que só você tem!

E lembre-se sempre: ter bons produtos para nutrição e reconstrução capilar são é uma jogada de mestre! Ter produtos com proteínas e queratina em sua composição podem te ajudar bastante, então tenha sempre em mente esta dica de ouro!

Esse artigo foi útil?