Consentimento de cookie

Existe o mito de que lavar o cabelo todo dia faz mal. Na realidade, não existe uma frequência de lavagem perfeita para o cabelo ficar saudável e bonito. Saber quantas vezes lavar o cabelo na semana varia de caso a caso. Veja quais são os fatores que influenciam nessa escolha.

Tipo de cabelo e couro cabeludo Para determinar quantas vezes lavar o cabelo, é importante saber se ele é seco ou oleoso.Cabelos secos podem ser lavados menos vezes, mas necessitam um reforço na hidratação. Já os cabelos oleosos devem ser lavados mais vezes. Isso porque é necessário retirar o acúmulo de excesso de lipídios e resíduos produzidos pelo corpo ou por fatores externos.

O clima interfere em como lavar o cabelo Em regiões quentes ou na praia, os fios ficam mais danificados. Nessas situações, o cabelo precisa ser lavado com maior frequência.

Cientistas demonstram que você pode lavar o cabelo todos os dias se seguir algumas dicas.

Uso de produtos para penteados Quem utiliza frequentemente produtos de estilizar (como gel, spray ou pomada) deve lavar o cabelo mais vezes. O ideal é lavá-los sempre que utilizar qualquer um destes produtos.

Esportes ao ar livre Quem gosta de atividades físicas e pratica esportes ou atividades ao ar livre pode e deve lavar o cabelo todo dia. Isso é muito importante para retirar a oleosidade e as substâncias indesejadas que se depositam nos fios e no couro cabeludo. Além disso, lavar o cabelo protege, hidrata e repara contra danos causados pelo sol e pelo cloro.

Se você lava o cabelo diariamente mas não se encaixa em nenhuma dessas situações, fique tranquila: lavar o cabelo todo dia não faz mal. Cientistas demonstram que você pode lavar o cabelo todos os dias se seguir algumas dicas. Use produtos de qualidade para evitar o depósito de resíduos danificadores no seu cabelo. Além disso, evite lavar o cabelo com água muito quente porque ela prejudica o couro cabeludo. E se usar secador, proteja seus fios do calor extremo, que os danifica.

Esse artigo foi útil?

Mais sobre este assunto