Consentimento de cookie

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre glicerina e de repente até saiba como usá-la para fazer sabonetes ou outros produtos cosméticos, certo? E é bem provável que você ainda não saiba sobre os benefícios do uso da glicerina no cabelo na hora de cuidar das suas madeixas. Acertamos? E certamente deve estar se perguntando: glicerina é bom para o cabelo?

É justamente por isso que hoje decidimos falar um pouco mais sobre este elemento, já que muitos produtos para cabelos possuem glicerina em sua composição e, desta forma, proporcionam os melhores resultados aos seus usuários e seus cabelos. Contudo, é um elemento que quase nunca é mencionado na lista de ingredientes efetivos em tratamentos capilares.

Quer saber mais? Continue conosco, leia abaixo mais sobre a glicerina e como você pode usá-la como uma grande aliada como hidratante capilar.

Mas antes de tudo, o que é glicerina?

Glicerina é um componente bastante hidratante, emoliente e nutritivo que pode ser encontrado tanto em alimentos, quanto em cosméticos e produtos capilares. Este composto é um orgânico líquido, incolor e um pouco gelatinoso. Neste momento, para nós, o mais importante é: ele também tem o poder de transformar o cabelo em uma seda - de tão hidratado que ele fica. Isso se dá à sua capacidade de atrair toda a umidade para si e sugar a umidade do ar, trabalhando na reposição hídrica dos fios capilares.

Esta retenção hídrica, quando no cabelo, ajuda também a:

  • Controlar o aparecimento de frizz;
  • Reduzir as pontas duplas;
  • Devolver o aspecto brilhoso dos fios;

Como usar glicerina no cabelo

Antes de falar como usar glicerina, é importante deixar claro que existem dois tipos: a vegetal e a bi-destilada.

A glicerina vegetal, mais conhecida como glicerol, é derivada de óleos. Já a glicerina bi-destilada tem uma leve pitada de fábrica. Os dois tipos podem ser usados no cabelo, sempre levemente misturados com algum líquido (água de preferência).

As etapas para o uso de glicerina no cabelo seriam:

  • Use uma colher de sopa de glicerina misturada com duas colheres de sopa de um creme hidratante de sua preferência.
  • Misture os dois produtos até ficarem homogêneos;
  • Lave o cabelo com shampoo e em seguida aplique a mistura no cabelo;
  • Deixe agir por 30 minutos;
  • É importante usar touca no processo de hidratação;
  • Enxague o cabelo e finalize como de costume

E por que é importante usar touca durante o processo de aplicação da glicerina no cabelo?

Porque, caso sua cidade tenha baixa umidade, pode ser que a glicerina cause um efeito contrário e ocasione o ressecamento do seu cabelo. Com a touca você evitará que ocorra esse contra efeito nas suas madeixas – que é zero desejado, não é mesmo?

Cuidados com aplicação da glicerina nos cabelos

Agora que você já sabe que a aplicação da glicerina é boa para o cabelo, vamos entender os cuidados que devemos ter na hora de utilizar esse ingrediente. Ou seja, como aplicar a glicerina no cabelo corretamente?

Apesar de ser um produto que tem o poder de hidratar seus cabelos, é importante que você saiba que não é recomendável aplicar a glicerina pura nos seus fios capilares e, inclusive, se você for aplicá-la sem máscara de hidratação, misturá-la com um pouquinho de algo líquido, como água, soro fisiológico, etc.

O mais indicado seria: usar a glicerina misturada com alguma máscara de hidratação e, de preferência, uma hidratação que também contenha glicerina em sua composição.

Outra coisa interessante é secar os cabelos com um secador ou chapinha após usar glicerina capilar, já que o calor da ferramenta usada provocará a ativação e ação deste componente e fará com que o aparelho absorva toda a umidade do ar – eliminando uma possível aparição de frizz ou algo do tipo.

Porém, se seu cabelo apresenta aspecto danificado muito ressecado, é bom que você busque a ajuda de um profissional para que ele ou ela te indique a melhor forma de recuperar a vida dos seus fios capilares.

Talvez te interesse: Como deixar o cabelo bonito e com brilho

Dado adicional: você sabia que a glicerina também pode ser usada na pele e nas unhas? Pessoas com rachaduras e/ou ressecamento nos pés geralmente usam este componente mesclado com cremes para os pés e obtêm um ótimo resultado.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre a glicerina e seus efeitos nos cabelos, busque produtos que possuam em sua composição este componente orgânico tão efetivo e saia por aí mostrando sua madeixa linda, com brilho e aspecto saudável! Lembre-se que sua autoestima é essencial para seu bem-estar e seu cabelo tem um peso grande na construção de uma maravilhosa autoestima!

Esse artigo foi útil?