Consentimento de cookie

O afinamento e a queda de cabelo são duas das preocupações capilares mais comuns, e talvez as maiores.

Naturalmente, todos nós perdemos de 50 a 100 fios por dia – isso mesmo! E você provavelmente percebe isso quando escova o cabelo ou até mesmo no banho, durante a lavagem do cabelo (e depois quando precisa desentupir o ralo… Eca!). Inicialmente, isso pode causar pânico e você até pensa “estou ficando careca!”. Mas, em alguns casos, a queda de cabelo é totalmente normal.

Às vezes, a queda de cabelo ultrapassa a marca de 50-100 fios por dia em resposta a fatores externos, ou os cabelos afinam conforme envelhecemos. Por isso, se você está se perguntando o que pode causar a prevalência do afinamento dos cabelos, está no lugar certo para saber mais.

O que causa e o que é bom para queda de cabelo? Detalhamos essas causas a seguir para te ajudar a identificar qual é a sua, bem como soluções que ajudam a controlar o afinamento dos cabelos. Então, sem mais delongas…

Cuide dos cabelos finos com uma rotina de lavagem para dar volume

A boa notícia é que o primeiro passo para dar mais volume ao seu cabelo é bem fácil: adquira um shampoo e um condicionador que dão volume. Como solução para cabelos finos, você precisa de algo que prometa (e entregue) volume. As opções perfeitas são fórmulas leves e claras que não façam seus cachos pesarem, ficando com aparência de lisos. Você também precisa procurar produtos que contenham nutrientes para um cabelo mais forte e de aparência mais saudável.

Por que meu cabelo está afinando?

O envelhecimento

Infelizmente, a maior causa para o afinamento dos cabelos é algo inevitável para todos nós: o envelhecimento. À medida que você envelhece, a largura de cada fio de cabelo diminui. A quantidade de fios no couro cabeludo também vai diminuindo, já que alguns folículos param de produzir fios, por causa dos genes.

Hormônios

Hormônios são um fato da vida que, infelizmente, todos temos que aceitar à longo prazo, e mais adiante, passamos pela “mudança” chamada de menopausa. Esse é outro importante motivo do afinamento dos cabelos nas mulheres – ou também um cabelo ressecado, já que essa mudança pode causar um aumento na queda de cabelo, devido aos menores níveis de hormônios femininos.

Outras grandes mudanças no corpo humano, como gravidez ou súbita perda de peso também pode iniciar o afinamento ou a queda dos cabelos. Durante a gravidez, seus níveis de estrogênio aumentam, e o ciclo de vida de fios individuais é estendido. Após o parto, os níveis de estrogênio caem novamente, encerrando a vida estendida dos fios individuais. Quando esses fios caem, você tem a impressão de que está ocorrendo uma queda extra de cabelo, mas é apenas seu cabelo voltando ao estado pré-gestação. Essa fase de “normalização” geralmente dura vários meses, até seu ciclo capilar voltar ao normal.

Pode te interessar: Saiba como tirar o frizz do cabelo

Estresse e condições de saúde

Quando você está sob estresse, pode perceber que seu cabelo fica um pouco mais oleoso ou até surge o aparecimento de caspa. Mais, não entre em pânico – o simples estado de estresse não causa a queda súbita do seu cabelo.

No entanto, infelizmente o papel do estresse não é só mito; a longo prazo, o estresse psicológico pode afetar seu bem-estar e causar alguma perda de cabelo. Se você se preocupa com a queda de cabelo relacionada ao estresse, vale a pena consultar seu médico para saber quais mudanças de longo prazo você pode fazer para combater esse estresse, ou descobrir se o afinamento dos seus cabelos tem outra causa subjacente, como deficiências ou alopecia. Enquanto isso, tente relaxar.

Danos capilares que levam à quebra

Diante do afinamento e da queda, é importante nutrir seu cabelo para mantê-lo o mais forte e saudável possível.

Embora a coloração e o uso de calor nos cabelos raramente estejam relacionados ao afinamento ou à queda, atualmente essas são as principais formas pelas quais os fios sofrem danos e dão aquele aspecto de um cabelo com frizz e ressecado. As substâncias químicas presentes nas tinturas de cabelo podem romper a camada protetora do fio; assim, a coloração frequente dos cabelos deixa os fios individuais mais finos. Os danos causados pela coloração também deixam o cabelo propenso à quebra.

De forma geral, tudo o que danifica seu cabelo, como utensílios que usam calor (prancha alisadora, modelador de cachos etc.), raios UV, cloro, permanente, alisamento, ou o desgaste do dia a dia, podem tornar o cabelo mais frágil, resultando no aumento da quebra. Nos piores casos, esses processos atuam como causas da queda capilar.

Este é um ponto em que sua rotina de cuidados dos cabelos pode fazer uma grande diferença. Por exemplo, você pode combater isso usando condicionador em todas as lavagens e complementando sua rotina com um tratamento profundo semanal (ou mais frequente, se necessário). Isso preencherá seu cabelo com hidratação e ajudará a reverter os sinais de dano. Leia a seguir sobre qual é a melhor opção para você!

Como controlar o afinamento do cabelo

De forma geral, o segredo para minimizar a queda de cabelo e combater os sinais do afinamento são produtos repletos de ingredientes para uma boa nutrição capilar para dar um aspecto de cabelos mais brilhantes, mais fortes e “cheios”. Uma troca fácil que você pode fazer é usar bons produtos cosméticos e produtos que sejam indicados para seu tipo de fio capilar.

Máscara de Nutrição: Tratamento Intensivo

O tratamento intensivo com a máscara de nutrição além de nutrir, repõe nutrientes e revive seus fios capilares. Graças à sua fórmula com óleo de amêndoas, de jojoba e macadâmia, esse tratamento te ajudará a nutrir seu cabelo fino, seja por questões genéticas ou porque ele anda seco ou fragilizado.

Aplique este tratamento uma vez por semana, alternando com o Tratamento Intensivo Hidrata, dá brilho e movimento e proporcione ao seu cabelo justamente o que ele necessita para recuperar sua beleza.

Você pode usar este tratamento como máscara de hidratação ou fora do chuveiro, como complemento da sua rotina de cuidados capilares.

Pode te interessar: Saiba como nutrir o cabelo danificado

Faça escolhas de vida saudáveis para ser mais saudável

Comer de forma saudável e com uma variedade suficiente de vitaminas e nutrientes é a melhor forma de garantir que o corpo receba o que precisa em níveis suficientes. Se você estiver percebendo o aparecimento de cabelos finos ou queda de cabelo, você pode tomar um suplemento ou dois para ajudar a combater a raiz do problema. Por exemplo, a biotina pode ser útil, pois é amplamente associada e conhecida pelo auxílio ao crescimento de unhas e cabelos saudáveis. Então, se você se pergunta o que pode causar o afinamento dos cabelos, dê uma olhada mais atenta em sua alimentação, pois as reais vitaminas para queda de cabelo são as provenientes de uma boa alimentação.

Apare seu cabelo regularmente

Embora aparar frequentemente não faça seu cabelo crescer com mais rapidez, ao contrário do que diz o conhecido mito, isso ajuda a reduzir a quebra, pois corta a parte mais frágil do fio, que é as pontas. Essa prática promove um cabelo mais saudável e mais volumoso. Além disso, um bom corte de cabelo, adaptado a cabelos que estão afinando, pode deixá-los com aparência mais cheia, com mais volume na parte da cabeça conhecida como coroa. Se seu cabelo estiver afinando, peça ao cabeleireiro um corte que crie um visual mais cheio.

Em suma, garantimos que você não é a única pessoa a perceber o afinamento dos cabelos e, embora não seja o que você esperava ouvir, isso é bastante normal. Adote algumas fáceis mudanças mencionadas em nossa “colinha” sobre afinamento de cabelos e relaxe, pois ter um cabelo de aparência cheia e com a nutrição extra que ele merece está realmente nas suas mãos.

*Força contra danos causados por modeladores versus shampoo não condicionante, volume versus não lavagem.

Esse artigo foi útil?