Consentimento de cookie

Com tantos fatores que agridem nossos cabelos, é importante sempre buscar produtos e procedimentos capilares que possam revitalizar os fios e trazer de volta brilho e o aspecto saudável que eles merecem – além de um cabelo sem frizz.

Pensando nisso, hoje viemos te explicar um pouco mais sobre o que é a cauterização capilar e porque este procedimento vem fazendo a cabeça de muitas mulheres. Confira abaixo um pouco mais sobre o tema.

O que é cauterização capilar

Cauterização nada mais é do que um procedimento que visa reconstruir os fios capilares. No processo desta reconstrução capilar, o procedimento ao mesmo tempo combate volume, frizz e restaura o brilho e a suavidade no seu cabelo, coisa que toda mulher busca na hora de tratar as madeixas.

Basicamente, este é um processo para repor a estrutura do cabelo e, por ser tão efetivo, tem caído no gosto da mulherada.

Cauterização no cabelo: Como fazer?

Existem duas opções: a primeira é a cauterização em casa e a segunda com a ajuda de um profissional. Apesar de ser bastante realizada em casa, te aconselhamos a buscar um profissional para realizar este procedimento no seu cabelo. A aplicação deve ir de acordo com:

  • A estrutura do seu fio
  • O volume do seu cabelo

Estes fatores vão determinar o tanto de produto e como deve ser aplicado no seu cabelo. O excesso de queratina, que é o produto usado na cauterização, pode endurecer seus fios. O endurecimento pode inclusive ocasionar a quebra dos cabelos e, em casos extremos, ocasionar o encurtamento dos seus cabelos devido a um corte obrigatório.

Pode te interessar: Como recuperar cabelo danificado

Como é feito o processo de cauterização?

O processo pode variar de acordo com a técnica de cada profissional, mas basicamente é dividido por três etapas:

  • Lavagem do cabelo: com um shampoo anti-resíduos para que se abram as cutículas do cabelo e a queratina possa penetrar profundamente na estrutura dos seus fios e eles absorvam o máximo possível do produto;
  • Aplicação da queratina: com um pente de dentes largos para que o produto espalhe bem no cabelo de modo uniforme e cubra 100% dos seus fios;
  • Uso do secador e chapinha: secador para selar o produto nos fios, já que o calor ajuda na penetração do produto nos fios e finalizar com uma chapinha para organizar o volume dos fios. É importante usar a chapinha entre 5 e 7 vezes em cada mecha para que o procedimento seja “memorizado” pelo fio capilar.

A cauterização dura geralmente entre 3 e 6 meses (podendo chegar a 8 meses), dependendo de alguns fatores, como por exemplo:

  • Não usar produtos anti-resíduos no cabelo, já que estes tipos de produto abrem a cutícula (e tiram todo o produto aplicado);
  • Tentar lavar o cabelo menos vezes por semana, já que cada aplicação de químicos nos fios quita significativamente a queratina dos cabelos;
  • Usar produtos específicos para cabelos cauterizados

Pode te interessar: Quais produtos usar para recuperar cabelos danificados por química

Para que serve a cauterização no cabelo e quando devo fazer?

A ideia é escrever sobre os benefícios da cauterização no cabelo e quando ela deve ser feita, em quais tipos de cabelos e quais tipos de danos.

Quando realmente é importante ou quando somente uma hidratação usando produtos com queratina já seria suficiente.

Cauterização e selagem são as mesmas coisas?

Esta é uma pergunta bem comum, já que selagem e cauterização são processos que buscam revitalizar o cabelo e também fazem uso da queratina. Porém na selagem são usados também outros produtos, como por exemplo colágeno, silicone e proteínas para cabelo.

A selagem no cabelo busca criar uma espécie de barreira protetora em torno dos fios para protegê-los de agressões externas. Este procedimento age mais na parte externa do fio, sem entrar mais profundamente na estrutura capilar.

Já a cauterização, como mencionado anteriormente, busca tratar os fios desde seu interior, buscando penetrar de forma profunda na estrutura do cabelo e fazendo com que seu cabelo seja trabalhado de dentro para fora.

Contudo, o objetivo dos dois tratamentos é fazer com que você se sinta feliz e de bem com suas madeixas! Outra dica interessante é complementar esses procedimentos com vitaminas para cabelo para que você tenha mais resultado no tratamento dos seus cabelos.

Pode te interessar: Saiba como nutrir o cabelo danificado

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é cauterização e como fazê-la, corre lá e fala com teu profissional favorito e veja o resultado divino que aparecerá no seu cabelo! Lembre-se sempre de usar produtos específicos para este tipo de procedimento para que ele dure por mais tempo nos seus fios.

Você merece o melhor e seus cabelos também!

Esse artigo foi útil?