Consentimento de cookie

Todos conhecem a sensação de ter cabelos ressecados, de passar a mão pelos fios e senti-los ásperos, rígidos e com aspecto de palha. Certamente, você não gostaria de descrever seu cabelo desse jeito e continua se perguntando “por que meu cabelo é tão seco e quebradiço?!” Se isso acontece toda vez que você toca o cabelo, talvez até se sinta culpada por não saber explicar de onde vem o ressecamento.

Felizmente, estamos aqui para ajudar você a entender melhor as causas dos cabelos secos e indicar alguns produtos específicos necessários à sua rotina de cuidados.

Causas do cabelo seco – Por que meu cabelo é seco?

Existem diferentes razões pelas quais os cabelos podem ficar secos, ásperos ou com aparência de palha, mas todas elas têm um fator em comum – como resultado de danos à superfície do fio, a hidratação está escapando.

Cada fio tem uma camada protetora, chamada de cutícula, que não apenas protege o cabelo contra danos, mas também ajuda a reter a hidratação para que o cabelo se mantenha hidratado, macio e suave. A ação é semelhante à do teto de uma casa, que protege o interior contra elementos externos. O teto, ou a camada externa do fio, pode ser danificado por agressores externos, como o clima.

O dano nos cabelos pode ser causado pelo excesso de acessórios de modelar, exposição a elementos externos e hábitos prejudiciais nos cuidados. Até mesmo problemas de saúde podem afetar a condição dos fios. Isso causa o levantamento das cutículas, o que permite a saída da hidratação e deixa os cabelos com aparência e toque ásperos.

Num cabelo saudável, a camada da cutícula está deitada, não levantada, protegendo o interior do fio e dando aquela aparência de cabelos macios e brilhantes que desejamos.

Fatores ambientais

Muitas coisas podem contribuir com o ressecamento dos cabelos – até mesmo o clima tem um papel! Durante os meses do verão, o calor e os níveis de UV das horas de pico do sol provocam muito estresse nos fios, retiram a hidratação do seu cabelo e quebram o pigmento de que os fios precisam para filtrar a radiação da luz solar – especialmente se você estiver passando o verão em climas mais quentes. Isso resseca seu cabelo e pode danificá-lo intensamente com o tempo. Se você nada com frequência, os severos efeitos ressecantes do cloro e da água salgada do mar podem deixar seu cabelo muito parecido com palha.

Sua rotina de cuidados e tratamentos capilares

Os danos causados pelos processos de agentes químicos, como alisamento e coloração permanentes, podem danificar a estrutura do fio e deixá-los com toque e sensação de ressecamento. Além disso, as temperaturas altas dos aparelhos térmicos fazem com que o seu cabelo perca água, deixando-o com aparência e toque secos. Se você pingar uma gota d’água na sua prancha alisadora quente, a gota irá “fritar” e evaporar; agora, imagine esse efeito de fritura no seu pobre cabelinho! Secar frequentemente o cabelo com um secador em alta temperatura tem o mesmo efeito.

Submeter seu cabelo a descoloração, clareamento e tratamentos químicos são todos processos que alteram quimicamente a estrutura do fio. Com o tempo, esses processos enfraquecem seu cabelo, quebram o pigmento do fio e incham as cutículas, deixando uma aparência e um aspecto de ressecamento e danos.

Se você não usar os produtos certos para seu cabelo, esses processos também poderão afetar a aparência dele. Alguns produtos são especialmente formulados para hidratar e nutrir profundamente os fios, enquanto outros funcionam dando um volume leve e delicado aos cabelos. Os produtos que dão volume podem não dar aos cabelos secos o auxílio de hidratação de que eles precisam. Seu cabelo será mais beneficiado por produtos que são especialmente formulados para atender ao tipo e às necessidades dele.

Pode te interessar: Como deixar o cabelo bonito e com brilho

Tipo de cabelo

Os tipos de cabelo também desempenham um grande papel no processo de ressecamento. O cabelo cacheado é um tipo especialmente propenso ao ressecamento, especialmente nas pontas, devido à curvatura natural de sua estrutura. Os óleos naturais secretados pelo couro cabeludo têm muito mais dificuldade de percorrer o eixo do fio, por isso as pontas são especialmente secas.

Além disso, à medida que envelhecemos, nosso couro cabeludo produz menos óleos naturais, o que deixa os cabelos mais secos, já que a raiz está debaixo do couro. Embora não seja possível impedir esse processo num passe de mágica, prever essa mudança permite que você aumente os níveis de hidratação dos seus cabelos e combata esse efeito. Procure fórmulas de shampoo e condicionador com agentes hidratantes para conter o aumento do ressecamento.

Problema existente de saúde

Se você acha que adotou todas as etapas possíveis para melhorar sua rotina de cuidados, mas continua lutando com ressecamento e fios quebradiços, pode ser o momento de pesquisar um pouco mais a fundo.

Converse com seu médico para investigar se há um problema de saúde subjacente. Se você carece de um nutriente importante, como cálcio, seu cabelo pode parecer mais seco e mais fraco. Desequilíbrios hormonais também podem prejudicar a condição dos fios. Seu médico é a pessoa mais capacitada para identificar se cabelos secos ou fracos são o primeiro sinal de um problema maior.

Pode te interessar: Como recuperar cabelo danificado

Como tratar cabelos secos

Agora que você identificou os motivos do ressecamento do seu cabelo, continue lendo e conheça as pequenas mudanças necessárias para ter um cabelo saudável e hidratado.

Verifique se seu shampoo e condicionador são os mais adequados para seu tipo de cabelo. Na hora de limpar seus fios, o tipo de produto usado para tal uso é de vital importância. Agora, a chave do sucesso está na máscara hidratante.

Tratamentos para cabelo maltratado

Sabemos como te incomoda seu cabelo seco, maltratado ou sem brilho – e isso reflete no seu ânimo, autoestima e tudo mais.

Com isso, o que você busca imediatamente é um tratamento intensivo que te ajude a recuperar sua vitalidade e força, sem ter necessariamente que cortá-lo.

Pensando nisso, trouxemos especialmente para você a evolução das nossas máscaras ou tratamentos para cabelos que serão peças chave no processo de reparação capilar que você tanto deseja, com fórmulas com:

  • Óleo de argan
  • Óleo de amêndoas
  • Óleo de coco
  • Óleo de bambu
  • Óleo de rícino
  • Óleo de jojoba
  • Óleo de macadâmia

Todos esses óleos não são somente multivitamínicos. Eles cumprem funções específicas e indispensáveis para se ter um cabelo com aspecto saudável. Confira nossa coleção Pro-V Miracle.

Dica extra: Proteja seus cabelos

Você não tomaria sol sem antes aplicar seu protetor solar, por isso, não deixe de proteger seus cabelos também dos elementos externos. Usando um chapéu tanto no verão quanto no inverno para proteger os cabelos dos danos solares ou dos rígidos ventos frios, você estará protegendo a saúde dos fios no longo prazo.

Agora que você conhece muito mais as causas e os tratamentos para cabelos secos, sem dúvidas conseguirá resolver o problema de fios secos e quebradiços daqui em diante. Lembrem-se: Proteja e hidrate seu cabelo sempre que possível, e ele com certeza agradecerá.

Esse artigo foi útil?